Bah, que merda” soa agressivo. “Bah, que pena” é manso. Duas formas distintas de falar, que mudam o rumo de uma conversa, de um relacionamento, de uma  vida. São muito parecidas numa primeira olhada. O que há de tão diferente nelas, afinal? Tanto já usei uma como outra e não vi diferença. Mudaria o quê? Já, já eu explico.

Acontece que “bah, que merda” é comum no dia a dia. Quase coloquial. A gente fala da boca pra fora sem associar com o objeto fedido que defecamos no banheiro. Falamos porque é cool. Porque nos ensinaram assim. Porque o outro fala e eu também devo falar. Mas é disto que nos esquecemos durante a conversa: do outro. É preciso duas pessoas para se concretizar uma conversa. Aquele que fala e aquele que ouve, concorda comigo?

Aquele que ouve reconhece o peso das palavras. Mesmo que inconscientemente, o cérebro dele associa a palavra ao objeto pesado fedido. A mente dele já viu as duas coisas. Para a mente, essas coisas são diferentes entre si, porém próximas. São a mesma palavra, impossível desassociar. No momento em que o outro escuta a expressão, qual a primeira reação? Ele franze as sobrancelhas. Faz cara feia. Lhe vêm um sentimento ruim.

Não posso sair hoje, to ocupado” respondido por um “bah, que merda” pode ser interpretado de muitas formas. Mas o cara que ouve não vai achar que é uma simples expressão. Vai pensar: “Ele poderia ser mais compreensivo”. Vai te achar grosso no modo de falar, indelicado, achar as suas palavras duras demais.

Palavras que poderiam ser substituídas por “bah, que pena”, acompanhadas de um sorriso compreensivo e “Quando você pode então?”. Uma simples troca nas palavras que salva relacionamentos, previne corações partidos, ajuda a vida a fluir. Mas, ah, você já se acostumou a falar “Bah, que merda”?

Bah… cara, que pena pra você.

Untitled-1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s